Pontos fundamentais para ter uma boa estratégia de palavras-chave

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Pontos fundamentais para ter uma boa estratégia de palavras-chave

Quem trabalha com Marketing Digital já sabe (ou deveria saber) da importância das palavras-chave em suas campanhas.

A escolha de boas palavras melhora os resultados e aumenta a visibilidade da marca de seu cliente.

Contudo existem diversas ferramentas que ajudam a buscar, comparar e até mesmo fazem sugestões para quem busca posicionar seus conteúdos e comércio eletrônico de forma satisfatória.

Ter uma estratégia que inclua seu uso não é difícil e vamos mostrar como fazer uma busca básica no Google Adwords.

Prepare a sua vitrine

Conhecer o seu cliente e seu nicho de mercado é o primeiro passo para estar familiarizado com os temas que circulam e os termos utilizados por compradores e curiosos sobre eles.

Se uma empresa vende roupas para gestantes, usa-se palavras que rementem a todo período de gestação e pós-parto e a todas as preocupações da mãe, dicas, curiosidades…

Vamos dar um exemplo: Enxoval.

O enxoval é uma preocupação por muitas mulheres não saberem o que precisam tanto para ela quanto para o seu bebê. O volume de buscas é alto por essa palavra todos os dias.

Esse é o início, definir seu nicho de mercado e as palavras mais buscadas. Mas apenas utilizar de forma desmedida as que têm muitas buscas não garante resultados.

Utilizar o termo “enxoval” em seu conteúdo nem sempre garante um bom tráfego para o seu site.

 

Selecione os termos

Seguindo nosso exemplo, o enxoval pode ser para a mãe, para o bebê, para o quarto do bebê, etc.

Para que o público que você quer atingir chegue até você, as palavras-chave precisam passar por um filtro e serem selecionadas.

Essas palavras recebem duas denominações: Cauda Curta (Short-tail) e Cauda Longa (Long-tail).
A especificação de sua estratégia se dá pelas palavras de Cauda Longa.

Enquanto a Cauda Curta é um termo mais genérico e abrangente (apenas “enxoval”), para conseguir mais respostas aos seus posts e conteúdos em geral, você pode incluir outras palavras como “enxoval materno”, “enxoval do bebê”, “enxoval de maternidade”, que tem a Cauda Longa, afunilando as buscas no Google e em outros buscadores.

Busque sugestões

É neste momento que recorremos a uma ferramenta muito poderosa que é o Google Adwords.

Nesta plataforma podem ser criadas campanhas pagas, de acordo com a verba do cliente e podemos também utilizá-la para pesquisar palavras-chave e o volume de buscas que cada uma delas gera, seja mensalmente ou anualmente.

Faça o login com sua senha do Gmail ou cadastre-se para poder entrar.
Nas opções de Ferramentas, selecione Planejador de Palavras-Chave.

Para encontrar opções, utilize a primeira opção: Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria.

Preencha todos os campos e clique em Obter ideias.

Utilizamos a palavra “enxoval” e obtivemos os seguintes resultados:

Apareceram as sugestões, “enxoval de bebê completo”, “enxoval de menino”, “enxoval para recém-nascido” e “enxoval casal”, junto com a média mensal de pesquisas e a concorrência, que é o que determina o quanto o cliente vai investir por clique caso opte por uma campanha paga.

A segunda opção que pode lhe ajudar também é: Exibir tendências de dados e volume de pesquisa.
Com as palavras já definidas, é só colocar as que interessam mais no buscador. Com menos informações, você obtém o volume de pesquisas, concorrência e o lance que pode ser dado por cada clique.

A terceira opção: Multiplicar listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave, cruza opções de palavras-chave para sugerir novas através desta combinação.

Explore essas opções e implemente suas campanhas com palavras-chave de impacto, que tragam resultados e lhe posicionem no topo dos buscadores.

Se você não se sente seguro para fazer isso sozinho, não tem tempo ou quer ajuda de quem entende do assunto, não se preocupe. É só conhecer o site da RPM que lá você encontra as melhores soluções e as “chaves” para o sucesso de sua empresa!

By | 2019-03-26T14:46:53-02:00 fevereiro 4th, 2019|Desenvolvimento|0 Comments

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