Quem trabalha com Marketing Digital já sabe (ou deveria saber) da importância das palavras-chave em suas campanhas.
A escolha de boas palavras melhora os resultados e aumenta a visibilidade da marca de seu cliente.
Contudo existem diversas ferramentas que ajudam a buscar, comparar e até mesmo fazem sugestões para quem busca posicionar seus conteúdos e comércio eletrônico de forma satisfatória.
Ter uma estratégia que inclua seu uso não é difícil e vamos mostrar como fazer uma busca básica no Google Adwords.
Prepare a sua vitrine
Conhecer o seu cliente e seu nicho de mercado é o primeiro passo para estar familiarizado com os temas que circulam e os termos utilizados por compradores e curiosos sobre eles.
Se uma empresa vende roupas para gestantes, usa-se palavras que rementem a todo período de gestação e pós-parto e a todas as preocupações da mãe, dicas, curiosidades…
Vamos dar um exemplo: Enxoval.
O enxoval é uma preocupação por muitas mulheres não saberem o que precisam tanto para ela quanto para o seu bebê. O volume de buscas é alto por essa palavra todos os dias.
Esse é o início, definir seu nicho de mercado e as palavras mais buscadas. Mas apenas utilizar de forma desmedida as que têm muitas buscas não garante resultados.
Utilizar o termo “enxoval” em seu conteúdo nem sempre garante um bom tráfego para o seu site.
Selecione os termos
Seguindo nosso exemplo, o enxoval pode ser para a mãe, para o bebê, para o quarto do bebê, etc.
Para que o público que você quer atingir chegue até você, as palavras-chave precisam passar por um filtro e serem selecionadas.
Essas palavras recebem duas denominações: Cauda Curta (Short-tail) e Cauda Longa (Long-tail).
A especificação de sua estratégia se dá pelas palavras de Cauda Longa.
Enquanto a Cauda Curta é um termo mais genérico e abrangente (apenas “enxoval”), para conseguir mais respostas aos seus posts e conteúdos em geral, você pode incluir outras palavras como “enxoval materno”, “enxoval do bebê”, “enxoval de maternidade”, que tem a Cauda Longa, afunilando as buscas no Google e em outros buscadores.
Busque sugestões
É neste momento que recorremos a uma ferramenta muito poderosa que é o Google Adwords.
Nesta plataforma podem ser criadas campanhas pagas, de acordo com a verba do cliente e podemos também utilizá-la para pesquisar palavras-chave e o volume de buscas que cada uma delas gera, seja mensalmente ou anualmente.
Faça o login com sua senha do Gmail ou cadastre-se para poder entrar.
Nas opções de Ferramentas, selecione Planejador de Palavras-Chave.
Para encontrar opções, utilize a primeira opção: Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria.
Preencha todos os campos e clique em Obter ideias.
Utilizamos a palavra “enxoval” e obtivemos os seguintes resultados:
Apareceram as sugestões, “enxoval de bebê completo”, “enxoval de menino”, “enxoval para recém-nascido” e “enxoval casal”, junto com a média mensal de pesquisas e a concorrência, que é o que determina o quanto o cliente vai investir por clique caso opte por uma campanha paga.
A segunda opção que pode lhe ajudar também é: Exibir tendências de dados e volume de pesquisa.
Com as palavras já definidas, é só colocar as que interessam mais no buscador. Com menos informações, você obtém o volume de pesquisas, concorrência e o lance que pode ser dado por cada clique.
A terceira opção: Multiplicar listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave, cruza opções de palavras-chave para sugerir novas através desta combinação.
Explore essas opções e implemente suas campanhas com palavras-chave de impacto, que tragam resultados e lhe posicionem no topo dos buscadores.
Se você não se sente seguro para fazer isso sozinho, não tem tempo ou quer ajuda de quem entende do assunto, não se preocupe. É só conhecer o site da RPM que lá você encontra as melhores soluções e as “chaves” para o sucesso de sua empresa!
Leave A Comment